28 de abr. de 2012

Produto Perecível Laico

Como parte das comemorações do Dia Internacional da Dança, instituído no dia 29 de abril tanto em homenagem ao professor de ballet francês do séc. XVIII Jean-Georges Noverre quanto à bailarina brasileira Marika Gidali, fundadora do Ballet Stagium, (São Paulo, 1971), o Teatro Municipal de Araraquara recebe o espetáculo de dança contemporânea "Produto Perecível Laico", neste sábado, 28 de abril, às 20:30h, apresentado pela Cia. Borelli de Dança. Os convites são gratuitos e podem ser retirados a partir das 13:00h na bilheteria do teatro.

"Produto Perecível Laico" encena a poesia do catarinense Cruz e Souza, mestre e precursor da escola Simbolista brasileira do final do séc. XIX, também chamado de Dante negro. Entre outros temas, sua poesia trata especialmente da finitude, da angústia da perda e da solidão. Marcada desesperadamente pela musicalidade, pelo individualismo, pela sensualidade, a poesia de Cruz e Souza, obcecado pela cor branca, só teve o devido reconhecimento da crítica e do público muitos anos após a morte do poeta.

O espetáculo não propõe-se a apresentar personagens, apenas sentimentos, signos e a dor, expressos pelos bailarinos. O ambiente cênico sugere a sensação de um grito sufocado, doloroso e amargurado, como a poesia de Cruz e Sousa.

O espetáculo tem direção, concepção e cenografia de Sandro Borelli e apresenta os intérpretes Alex Merino, Danilo Firmo, Mauricio Brugnolo, Maira Barbosa e Mariana Gomes. A Cia. Borelli de Dança, independente, desenvolve pesquisas e criações desde 1997, tendo 19 peças coreográficas em seu repertório. O desejo de questionar a existência humana, suas contradições e incertezas, nutre o trabalho da companhia, que busca elementos entre a violência, o prazer, a leveza e a dor em suas composições.

A Cia. Borelli de Dança foi laureada nos seguintes festivais:

  • Festival Internacional de Dança Contemporânea "Mesa Verde" em Porto Alegre (2009)
  • Festival Internacional de Teatro em Belém do Pará (2008)
  • Festival Internacional de Londrina (2004)
  • Porto Alegre em Cena (2001)
  • Festival de Teatro de Curitiba (1999)


Produto Perecível Laico - Cia. Borelli de Dança
28/04/2012 às 20:30h
Teatro Municipal de Araraquara
Av. Bento de Abreu s/nº - Fonte Luminosa
Entrada gratuita
Ingressos na bilheteria do teatro a partir das 13h



Nenhum comentário:

Postar um comentário